Porque é que as histórias de amor reais não são contos de fadas?

19 de fevereiro de 2019

D.R.

Desde que somos pequenas que lemos, ouvimos e vemos histórias que são uns verdadeiros contos de fadas, com príncipes e princesas que viveram felizes para sempre. Todas a histórias têm um final feliz, as princesas são bonitas e os príncipes encantados.
Crescemos com a ideia que um dia, também nós poderemos encontrar o nosso "príncipe encantado", e nem na adolescência essa ideia passa, com todos os filmes que nos mostram relacionamentos quase perfeitos, também eles com finais felizes. Chegamos à vida adulta completamente enganadas a achar que também o nosso relacionamento pode ser perfeito.

A verdade é que não é, nem nunca poderá ser, por um simples motivo: nós não somos perfeitos, somos humanos. Os relacionamentos não têm encontros perfeitos, príncipes encantados, sem chatices, desentendimentos ou imperfeições. Não, um relacionamento é muito mais complexo do que isso. É um compromisso no qual temos de trabalhar diariamente, em conjunto, para dar certo. Não é por acaso que existem cada vez mais casais a divorciarem-se. Não é fácil fazer com que as coisas resultem.

Em primeiro lugar, precisamos de aceitar que a pessoa que está ao nosso lado tem defeitos, tal como nós também temos, e que vamos ter de lidar com isso diariamente. Esses defeitos e essas diferenças de personalidade são, muitas das vezes, o motivo principal das discussões dos casais.
O segundo desafio da relação começa no momento em que se ganha mais confiança com a pessoa, quando já estão há algum tempo juntos e começa também a rotina. A rotina dos casais pode ser a "morte" do relacionamento. É importante percebermos que a paixão pode não durar para sempre e que é importante que façam coisas novas, que vos obriguem a sair da rotina do dia a dia.
Outro ponto fundamental numa relação é falarem abertamente, sem medos ou receios, falarem quando sentem que algo não está bem, ou sobre o que podem fazer melhor. Se não falarem um com o outro podem nunca perceber o que está a correr mal. Porém, se forem sempre honestos e estiverem os dois dispostos a lutar pela relação, vão encontrar sempre uma forma de contornar ou ultrapassar os problemas em conjunto.

No fundo, é importante percebermos que quando assumimos um compromisso com alguém não podemos esperar que esse alguém seja um príncipe ou uma princesa e que vai ser tudo perfeito, porque acreditem que nem o Príncipe William (ou Harry) o é, ele também tem defeitos. No entanto, se lutarem e trabalharem sempre pela vossa relação vão perceber que têm uma pessoa ao vosso lado com a qual podem contar sempre, para partilharem uma vida em conjunto, que é o que realmente importa.

- Joana Beja

Enviar um comentário

Latest Instagrams

© Mulheres da Vida Airada. Design by FCD.