Sabe quais os riscos de não ter uma boa noite de sono?

22 de fevereiro de 2019

D.R.
Este artigo é para todas as pessoas que:

A) dormem menos de 7 horas por noite
B) têm dificuldade em adormecer 
C) não largam as tecnologias antes de dormir
D) todas as respostas acima.

Um dos maiores problemas da sociedade moderna é dormir pouco. Lembra-se da última vez em que dormiu nove horas seguidas? Provavelmente não (embora esperamos que sim). 
Ficamos acordados até altas horas da noite a passar o dedo nas publicações do Instagram, a ver episódio atrás de episódio na Netflix, ou até a ler um livro de que estamos a gostar muito e que não pode esperar para o dia seguinte. A acrescentar a isso, estamos a pensar no dia que passou, no dia de amanhã e nas mil e uma coisas que têm de ser feitas. A verdade é que a vida corrida que experienciamos nos dias de hoje é tudo menos benéfica para a saúde do nosso sono. Deitamo-nos cansadas e acordamos cansadas.  Não saímos de casa sem esconder as olheiras com o corretor. Mas o cansaço interior não é tão fácil de resolver. 

"Deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer", diz o ditado que todas ouvimos desde crianças, e não poderia estar mais certo. Dormir é essencial e "em Portugal, ainda não se valoriza o sono como algo essencial para o nosso bem-estar", alertou o presidente da Associação Portuguesa do Sono, Joaquim Moita, em declarações à Agência Lusa. Mas afinal, quantas horas precisamos de dormir? Os especialistas defendem 7 a 9 horas de sono, para um adulto. No entanto, é preciso ter em conta as necessidades de cada um, pois há pessoas que precisam de dormir mais, e outras menos. Respeite o seu relógio interior.

Quais os riscos de não dormir uma boa noite de sono? Segundo um vídeo criado por Matthew Walker, professor de neurociência e psicologia na University of California Berkeley e autor do livro 'Porque Dormimos?', não dormir afeta a habilidade do cérebro criar novas memórias, de controlar as nossas emoções e de perceber as dos outros. Também afeta a memória, a criatividade, está ligada ao aumento de apetite, ao défice de atenção nos jovens e Alzheimer nos idosos. Com a falta de sono, o sistema imunitário também sofre, o que pode fazer com que fique doente mais facilmente e envelheça mais cedo. A privação do descanso está também associada ao aumento da probabilidade de desenvolver cancro, diabetes e problemas cardíacos. 
Ler todas as consequências de não dormir o necessário parece-nos motivo suficiente para que nos comecemos todas a preocupar em pôr o sono em dia (à noite).

Sabemos que não é fácil desligar o cérebro no meio de uma vida atarefada. Por isso, se nem a contar carneirinhos consegue adormecer, atente nos conselhos que pode (e deve) começar a implementar na sua rotina noturna:

  • Deite-se e levante-se todos os dias à mesma hora (mesmo ao fim-de-semana). O nosso corpo gosta de rotinas, e com o tempo até deixa de precisar de despertador. 
  • Mantenha o quarto escuro e com uma temperatura amena.
  • Use a cama unicamente para dormir. Desta forma, o corpo associa que, ao se deitar, é hora de descansar.
  • Não faça refeições pesadas antes de se deitar, e evite café, álcool ou refrigerantes. 
  • Evite o telemóvel, televisão e outros ecrãs algum tempo antes de dormir. Prefira antes um livro. Acompanhe a leitura com uma música relaxante.
  • Caso não consiga mesmo dormir, experimente tomar um banho relaxante ao fim do dia e coloque umas gotas de óleo de lavanda na almofada. 
  • Evite recorrer a comprimidos para dormir, pois não resolvem o problema. Causam dependência e chega a um ponto em que só dorme se os tomar. Por isso, tente contornar a situação adotando os conselhos acima, e recorra a este método apenas se lhe for recomendado pelo médico. 

Apresentamos-lhe, em baixo, algumas coisas que a vão ajudar a preparar-se para uma boa noite de sono. Bons sonhos! 


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- Andreia Rodrigues



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