Hoje é dia de... #2: Dia Mundial da Nutella

5 de fevereiro de 2019

D.R. 

A 5 de fevereiro comemora-se o Dia Mundial da Nutella.

Tudo começou em 2007, quando Sara Rosso, uma blogger norte-americana e fã da marca, sugeriu esta ideia. Graças aos milhões de pessoas que consomem Nutella pelo mundo, rapidamente a iniciativa se tornou global.  
Um dos objetivos desta celebração é que os fãs do famoso creme de avelãs partilhem receitas com Nutella e fotografias.

Por aqui, ao invés de partilharmos uma receita com Nutella, decidimos mostrar-lhe como pode fazer em casa uma versão mais saudável do famoso creme de avelãs. Isto porque, apesar de à primeira vista, não pareça existir nada de errado em consumir “creme de avelãs”, a verdade é que a percentagem de avelãs na Nutella é muito reduzida.

Na lista de ingredientes presente num rótulo, sabemos que a ordem dos alimentos nesta lista é determinada pela quantidade que existe no produto. No caso da Nutella, o primeiro ingrediente é açúcar, o que significa que é o ingrediente que existe em maior quantidade. Seguem-se gordura de palma, avelãs (13%), leite desnatado em pó (8,7%), cacau magro (7,4%), emulsionantes: leticinas (soja), e vanilina.

Como dissemos antes, é possível fazer uma versão mais saudável em casa. E se já está a pensar que vale mais comprar no supermercado porque fazer em casa dá muito trabalho, desengane-se! Mostramos-lhe a receita sugerida à NIT por Sónia Marcelo, autora do blogue "Dicas de Uma Dietista". Para além de ser muito rápida de se fazer, é vegan e não tem açucares refinados. 

Ingredientes
— Uma chávena de chá de avelãs sem a parte castanha;
— Um quarto de uma chávena de cacau em pó;
— Três colheres de de sopa de leite de avelã;
— Duas colheres de sopa de mel ou xarope de agave;
— Uma colher de chá de stevia;
— Uma colher de sopa de margarina vegetal;
— Meia colher de chá de extrato de baunilha (opcional);
— Sal (opcional).

Preparação
Triture as avelãs num processador até obter uma espécie de pasta. Depois, basta adicionar os restantes ingredientes e voltar a triturar até a mistura ficar cremosa. No final, prove e adicione extrato de baunilha e sal caso seja necessário. Coloque o creme num frasco e guarde no frigorífico.

- Andreia Rodrigues



Enviar um comentário

Latest Instagrams

© Mulheres da Vida Airada. Design by FCD.