As tradições de Ano Novo para ter mais sorte

29 de dezembro de 2018

D.R.

A cada novo ano, todas queremos cumprir resoluções, ter saúde e, claro, sorte. E em questões de sorte, são muitas as tradições, rituais ou superstições – conforme o que preferir chamar - umas mais conhecidas e caricatas do que outras. Pelo sim, pelo não, e porque com a sorte não se brinca, mais vale cumprir os rituais de passagem de ano.

A tradição de pedir desejos ao comer as 12 passas à meia-noite é uma das mais conhecidas, bem como a de brindar com champanhe ou espumante, o que traz boas energias. Em relação à bebida, também se diz que deve guardar a rolha da garrafa até ao ano seguinte.

Outra das tradições é vestir roupa interior azul, pois acredita-se que traz sorte, saúde, serenidade, harmonia e tranquilidade. No entanto, pode optar por outras cores, que têm significados diferentes, como o rosa que traz amor ou o branco que representa paz e limpeza espiritual.
Ao comprar roupa interior nova para a passagem de ano, está a cumprir outra tradição que é a de estrear uma peça de roupa. Para ter segurança monetária, deve também evitar vestir roupa apertada, descosida ou rasgada.

E por falar em dinheiro, também se acredita que colocar uma nota no bolso ou sapato traz riqueza durante o ano. Outro dos rituais, que garante prosperidade, consiste em, à meia-noite, subir a uma cadeira com o pé direito e uma nota na mão, ou saltar com esse pé três vezes acompanhada de um copo de champanhe.

Como ninguém quer começar o ano com más energias, há um ritual em que de acredita estar a afugentar os maus espíritos do ano anterior: fazer barulho com loiça ou panelas.

Por fim, na manhã de ano novo, nada melhor do que um banho no mar, para enrijecer os ossos, ter mais saúde durante o ano e purificar o espírito.

- Andreia Rodrigues



2 comentários

  1. O banho no mar nunca fiz, mas acho uma boa ideia, pena que ninguém à minha volta concorda comigo eheh. Feliz 2019!

    ResponderEliminar

Latest Instagrams

© Mulheres da Vida Airada. Design by FCD.