In Atualidade dia internacional da mulher Igualdade de género

Hoje é dia de... #27



Foi no dia 8 de março de 1975 que as Nações Unidas proclamaram este dia como o Dia Internacional da Mulher. Embora esta seja a data “oficial”, sabe-se que as origens da mesma têm mais de 100 anos.
Atualmente, o dia é comemorado com alegria, são trocadas mensagens de carinho que fazem sentir todas as mulheres especiais e poderosas. Mas será que sabe mesmo qual é a verdadeira história e significado deste dia?
O primeiro dia dedicado à celebração da mulher foi em 1909, a 28 de fevereiro, nos Estados Unidos da América. Este dia foi uma forma de relembrar os protestos das operárias da industria do vestuário contra as más condições de trabalho, tendo sido criado pelo Partido Socialista americano.

Fonte: Pinterest


Contudo, um ano depois, em Copenhaga, na Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, Clara Zetkin propôs uma celebração anual das lutas pelos direitos das mulheres trabalhadoras. Foi a partir desse momento que, aquele que hoje conhecemos como o Dia da Mulher, passou a ter um cariz internacional.
Todavia, com o acontecimento trágico a 25 de março de 1911, quando 146 mulheres morreram num incêndio na fábrica Nova Iorquina, Triangle Shirtwist, esta data passa a ter ainda mais importância. Para além deste episódio trágico, a 23 de fevereiro, que corresponde a 8 de março no calendário gregoriano, centenas de trabalhadoras de fábricas têxteis fazem greve e saem à rua para se manifestarem em relação à participação da Rússia na Primeira Guerra Mundial.
Fonte: Pinterest


Este é, por isso, o dia que celebra a luta destas mulheres pela igualdade de género. A igualdade de direitos e a igualdade salarial é uma luta constate e um direito de todas as mulheres. 
Este não é um dia contra os homens em geral, mas sim um dia para relembrar que a luta pela igualdade de género ainda não acabou, nem vai acabar até essa meta ser atingida. A balança ainda está desequilibrada. Só em Portugal a desigualdade salarial ronda os 13%, sendo que este é um número que tende a aumentar ao longo dos anos, como já mencionámos noutro artigo.
Por fim, aproveite este dia para relembrar que sem esta luta constante pela igualdade de direitos as mulheres não poderiam votar, trabalhar, ter o direito da educação, vestirem-se da forma que querem e, sobretudo, serem independentes. A mulher tem cada vez mais um papel importante na sociedade.
Fonte: Pinterest
- Joana Beja

Related Articles

1 comentários:

  1. Essas mulheres tiveram de lutar muito por aquilo que temos hoje.

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.