In Atualidade Dia Mundial do Cancro Eu posso Hoje é dia de Liga Portuguesa Contra o Cancro Nós Podemos Sensibilização

Hoje é dia de... #25

Foto: Liga Portuguesa Contra o Cancro

A 4 de fevereiro assinala-se o Dia Mundial do Cancro.

Esta data é uma iniciativa da União Internacional de Controlo do Cancro, uma rede de cooperação internacional, que tem como missão, contribuir com discussões e encontros científicos direcionados para políticas de saúde na área da oncologia. A Liga Portuguesa contra o Cancro é membro da União desde 1983.

O Dia Mundial do Cancro é um evento global, que representa a oportunidade para se falar de cancro, sensibilizando as pessoas para a doença, e promovendo a reflexão e ação. 
Acabar com os mitos sobre o cancro e reduzir o estigma associado à doença oncológica, melhorar o acesso aos cuidados de saúde, incentivar a adesão aos programas de rastreio, incentivar a população a fazer escolhas saudáveis e trabalhar para promover melhores respostas à doença, são alguns dos objetivos desta data.

Segundo dados da Liga Portuguesa Contra o Cancro, todos os anos morrem 8 milhões de pessoas com esta doença. Estima-se ainda que os casos diagnosticados e mortes dupliquem nos próximos 20-40 anos, por todo o mundo, em especial nos países em desenvolvimento. A instituição alerta que muitas destas mortes podem ser evitadas, através da adoção de um estilo de vida saudável e se existir maior apoio governamental e financiamento para programas de deteção, prevenção e tratamento. Alerta-se ainda que o diagnóstico precoce está relacionado com uma maior taxa de sobrevivência.

Segundo dados publicados pela Organização Mundial de Saúde a 3 de fevereiro do ano passado, os cancros mais mortíferos do mundo são os da traqueia, brônquios e pulmão. Seguem-se o do fígado, do colón e reto, do estômago e da mama. 

AR




Related Articles

2 Comments:

  1. Ambos os meus avós morreram de cancro. É uma doença horrível.
    Um beijinho grande*
    Vinte e Muitos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, e infelizmente afeta cada vez mais pessoas :(

      Beijinho grande,
      Mulheres da Vida Airada

      Eliminar

Com tecnologia do Blogger.