In Hoje é dia de Lenda de São Martinho Lifestyle Magusto São Martinho

Hoje é dia de... #8

Dicas simples para assar castanhas - http://www.receitasparatodososgostos.net/2016/11/05/dicas-simples-para-assar-castanhas/
Foto: Receitas para todos os gostos

O Dia de São Martinho é celebrado anualmente a 11 de novembro
Martinho de Tours foi um militar, monge, bispo e santo católico, nascido a 316 e falecido a 397, no século IV. Era um militar do exército romano que abandonou a guerra para se tornar um monge católico e fazer o bem. Foi, por isso, um dos principais religiosos a espalhar a fé cristã na Gália (atual França). São Martinho foi sepultado a 11 de novembro na cidade francesa de Tours, a sua terra natal, e por esse motivo, o São Martinho é celebrado neste dia.
Esta celebração marca o Outono e, segundo a tradição, deve celebrar-se com um magusto. É sempre um bom dia para juntar amigos e partilhar castanhas, água pé e jeropiga.
Lenda de São Martinho
Corria o ano de 337, no século IV, e a Europa era assolada por um outono muito frio. Um soldado romano chamado Martinho, estava a caminho da sua terra natal. Nesse percurso, Martinho enfrentou uma tempestade. O tempo estava muito frio e Martinho encontrou um mendigo cheio de frio, que lhe pediu esmola. O cavaleiro, que não tinha mais nada consigo, pegou na espada e rasgou a sua capa em dois, e deu uma metade ao mendigo. Nesse momento, a tempestade desapareceu, o tempo aqueceu e um sol radioso começou a brilhar. Este acontecimento acredita-se que tenha sido a recompensa por Martinho ter sido bom para com o mendigo. O milagre ficou conhecido como o verão de São Martinho. Desde então, por esta altura de novembro, o tempo fica mais quente e o sol brilha no céu, tal como aconteceu quando Martinho ofereceu o manto ao mendigo.
São Martinho tornou-se padroeiro dos mendigos, alfaiates, peleteiros, soldados, cavaleiros, curtidores, restauradores e produtores de vinho.
AR

Related Articles

0 comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.