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Por uma Moda Responsável


Foto: Rushmere Project
A sustentabilidade é um tema atual com foco no futuro. Ser sustentável significa sustentar as fontes que apoiam o sistema.
A Moda é associada à pouca sustentabilidade.
Uma das situações que levantou questões ao longo dos anos diz respeito ao uso de peles de animais em roupa e acessórios de moda.
Mas hoje a questão prende-se também com os efeitos da industrialização da moda devido à fast fashion. Resíduos químicos, superprodução, poluição e exploração humana são tudo subtemas desta indústria.
“A Moda pode causar muitos danos ao clima e ao planeta”, afirma Brigitte Stepputtis à Vogue Portugal. Responsável pelas coleções de alta-costura de Vivienne Westwood e ligada à sustentabilidade na moda, através do projeto Red Carpet Green Dress, conta que a produção de caxemira foi um dos exemplos em que a Moda e a sustentabilidade foram incompatíveis. “Costumava ser um produto de luxo que vinha das montanhas Caxemira”, começa por explicar. “Nos anos 70 e 80, tornou-se Moda e começou a ser produzida na China em massa. Mas estas massas de cabras de caxemira estavam a comer todas as plantas, o que levou a uma desertificação de toda a área. Por causa da caxemira barata”, conclui.
Ao longo das décadas, a tecnologia ajudou a atender à procura crescente, tornando a produção mais eficiente e mais barata. No entanto, isso faz com que o consumidor compre cada vez mais e por isso, desperdice mais também. Deixa de usar muito do que tinha antes para usar o que tem novo. A superprodução impulsionada pelas exigências do fast fashion conduz a milhares de toneladas de resíduos de roupas usadas, deitadas fora ou doadas.
Para contornar este problema, surgem marcas e campanhas que pretendem tornar a Moda mais sustentável.

O caso da H&M

Peça da coleção Conscious Exclusive Foto: H&M group

A cadeia multinacional sueca, H&M, é uma das marcas que mais tem contribuído para uma nova consciência na indústria. Com o objetivo de fechar o ciclo da Moda, tem apostado em inúmeras iniciativas, como é o caso da coleção Conscious. Esta pretende diminuir o desperdício de recursos, aumentar a utilização de algodão biológico e utilizar mão de obra paga de forma justa pelo trabalho feito.
Em 2017, a Conscious Exclusive apresenta uma coleção que em termos estéticos nada difere das outras, mas que se distingue pelos materiais e métodos de produção. Para além do uso de textéis reciclados, foram aproveitados outros materiais. Esse trabalho resulta na apresentação do pioneiro material sustentável BIONIC, um poliéster reciclado feito a partir de resíduos de plástico recolhidos em zonas costeiras.
Outra iniciativa posta em prática pela H&M diz respeito à reciclagem de têxteis. Esta é uma iniciativa a nível global e que pretende aproveitar a roupa que de outra forma seria deitada fora em conjunto com o lixo doméstico. A ideia é: a marca recebe qualquer peça, em qualquer estado, gasto ou usado, de qualquer marca para que sejam recicladas. Nascem assim novas peças feitas com cerca de 20 a 30% de fibras recicladas do vestuário recolhido. A marca compromete-se ainda a doar os lucros conseguidos com os novos artigos a organizações de beneficência e a investir em inovações na área da reciclagem. Bring it on!

A sustentabilidade e a Alta Costura

Priyanka Bose Foto: Vogue US
O projeto “Red Carpet Green Dress” é uma campanha ligada à sustentabilidade que mostra que a Moda pode ser glamorosa, mas também sustentável. Pretende também sensibilizar para o impacto global da indústria da moda nas pessoas e no planeta.
É também um concurso inovador começado por Suzy Amis Cameron, que pretende desafiar designers a criar um vestido digno de uma passadeira vermelha, mas feito de materiais ambientalmente e socialmente responsáveis. Os vencedores têm a oportunidade de trabalhar com uma marca estabelecida para criar uma peça feita à medida para ser usada na passadeira vermelha da cerimónia dos Óscares. Neste ano, a iniciativa vestiu a atriz Priyanka Bose.
                                                                                                                  -AR

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